Tal como noticiamos na semana passada, hoje o nosso sócio Pedro Martins foi recebido em audiência pela Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar com o intuito de propor a alteração e regulamentação da Lei n.º 7/2008, de 15 de fevereiro. Aqui fica a gravação de muito interesse para todos os carpistas portugueses:
Audiência com a Comissão de Agricultura e Mar
Na sequência das alterações à lei da pesca que estão em curso, a A.P.C.F. foi convocada para uma audiência com a Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar. O objectivo é mostrar aos senhores deputados o que é o carp fishing e as vantagens e benefícios de uma eventual mudança na jornada de pesca para a nossa modalidade. Podem estar certos que vamos defender os interesses de todos os carpistas portugueses com todas as nossas forças. Isto é mais uma prova da credibilidade que a A.P.C.F. tem perante as entidades nacionais.
Visita do sr. Deputado Jorge Fão ao lago gerido pela APCF
Hoje, o senhor vice-presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar (Comissão da A.R. que está a trabalhar na lei de pesca em águas interiores), o sr. deputado Jorge Fão (oriundo desta região) e a quem tínhamos enviado um dossier sobre o lago e a nossa proposta de alteração de lei quis conhecer pessoalmente o nosso projeto numa visita e reunião que tiveram a colaboração do sr. Presidente da Junta de Vila de Punhe, António Costa, sempre disponível para colaborar com a APCF e ajudar à concretização do nosso projeto.
As condições metereológicas, infelizmente, não ajudaram e a hora já era tardia. A ideia do sr. Deputado era mesmo conhecer pessoalmente o lago que estamos a requalificar; apesar das condições ainda foi possível fazer uma visita rápida. O valor deste projeto e o seu potencial foram imediatamente reconhecidos pelo sr. Deputado que se manifestou disponível para ajudar no que fosse possível.
Depois de um café, participámos numa reunião na Junta de Freguesia com membros da Junta de Freguesia. Na agenda, além do projeto lago, estava o Dossier da alteração da lei de pesca em águas interiores e a legalização da pesca nocturna.
Foi uma oportunidade excelente para falar do potencial turístico do carp fishing e de outros aspetos relacionados com a lei, que serão aprofundados numa futura audição na Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar.
Temos de acreditar que estamos numa fase muito promissora para o carp fishing. Seja o que for que vier à acontecer já alcançámos um objectivo importante que foi mostrar ao poder legislativo e ao governo o que é o carp fishing e o seu elevado potencial turístico.
Para ilustrar isso levámos diversas revistas de carp fishing (francesas e inglesas) e catálogos de marcas de carp fishing.
Acreditamos que a alteração da lei no sentido que nós desejamos pode vir a ser consensual entre os partidos mais votados. Na qualidade de associação supra-partidária, temos feito muitos contactos e acções de sensibilização, nos últimos tempos, junto de vários partidos e, além disso, divulgado a nossa proposta de alteração da lei.
Confirmámos que muitos presidentes de Câmara enviaram para a Assembleia da República uma carta a pedir a alteração da lei, uma carta que ajudámos a preparar.
Estamos num momento de esperança para o carp fishing, num momento que pode ser de mudança. Seja como for estamos a fazer o que nos compete enquanto Associação que defende os interesses dos carpistas. E a mensagem está a passar. Temos de acreditar. Sempre acreditámos que é possível!
Em suma, foi uma tarde muito agradável e muito produtiva e focámos dois pontos muito importantes para a APCF e muito relacionados entre si: o projeto lago e a pesca noturna.